domingo, 28 de novembro de 2010

A Mulher do Viajante no Tempo - Audrey Niffenegger

A mulher do viajante no tempo - Audrey
Niffenegger, foto por mim.
Este livro narra a história do casal Henry e Clare. Quando os dois se conhecem Henry tem 28 anos e Clare 20. Ele é um moderno bibliotecário; ela, uma linda estudante de arte. Os dois se apaixonam, se casam e passam a perseguir os objetivos comuns à maioria dos casais: filhos, bons amigos, um trabalho gratificante. Mas o seu casamento nunca poderá ser normal. 


Sinceramente me assustei com a complexidade, a profundidade e a história desse livro. Comecei a lê-lo sem nenhuma intenção de felicidade póstuma, e quando vi já estava na página duzentos totalmente inebriada pelas palavras de Audrey Niffernegger.
Como o nome já diz a história é sobre um viajante no tempo; Henry, e sua mulher; Clare. E todas as coisas que acontecem ao longo da história fazem você crer que seja real, e nenhum momento você pensa: "que irracional, que irreal", simplesmente é aquilo que é. Existe no momento em que você pega o livro nas mãos e passa as páginas sedento de mais Clare, mais Henry, mais tempo...
O livro é trágico? É, e justamente por isso que é bom.
Tem romance? Tem, e faz você se sentir bem independente do seu estado de espiríto.


"CLARE: É difícil ficar para trás. Espero Henry, sem saber dele, me perguntando se está bem. É difícil ser quem fica.
Mantenho-me ocupada. Assim o tempo passa mais depressa.
Durmo sozinha e acordo sozinha. Dou umas voltas. Trabalho até cansar. Olho o vento brincar com o lixo que passou o inverno inteiro debaixo da neve. As coisas parecem simples até pensarmos nelas. Por que a ausência intensifica o amor?
Há muito tempo os homens iam para o mar, enquanto as mulheres ficavam na praia, esperando e procurando o barquinho no horizonte Agora espero Henry. Ele some sem querer, sem avisar. Espero. Tenho a sensação de que cada minuto de espera é um ano, uma eternidade. Cada minuto é lento e transparente como vidro. A cada minuto que passa, vejo uma fila de infinitos minutos, à espera. Por que ele foi aonde não posso ir atrás?"



Acho que esse é o amor que todos deveríamos ter um pouco, afinal o que seria desse livro sem a paixão?
Audrey Niffenegger arrasou no seu primeiro livro, e fez com que eu a amasse logo nas primeiras páginas.
Os direitos cinematográficos desse filme foram vendidos para Brad Pitt e Jennifer Anniston quando eles ainda eram um casal - Angelina deve amar isso -, o filme se chama "Te amarei pra sempre", o trailer do filme é este:





A mulher do viajante no tempo
Audrey Niffenegger
496 páginas
Editora: Objetiva
ISBN: 8573026162 

Nenhum comentário:

Postar um comentário