terça-feira, 16 de novembro de 2010

Através do Espelho - Jostein Gaarder


Através do Espelho, Jostein
 Gaarder. Johnny Depp e Kate
 Moss ao fundo.
Do mesmo autor de O mundo de Sofia, essa é a história de Cecília Skotbu, uma menina que vive intensamente. As coisas que vai aprendendo ela anota num caderninho. Ali ela escreveu, por exemplo: "Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos".
Cecília passa quase o tempo todo em seu quarto, deitada na cama. Ela está morrendo. Sua história é uma preparação para a morte e por isso é também um mergulho na vida. Ela morre como quem viaja, prestando atenção em tudo. Através de seu olhar profundo, o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós.

Um dos livros mais emocionantes que já li, Cecília Skotbu tem uma doença terminal, e está morrendo aos poucos, então o anjo Ariel aparece para ela, e começam os dois a filosofar sobre a vida, sobre a morte, sobre os sentidos, sobre Deus e sobre o mundo.
Chorei no primeiro capítulo, chorei nos últimos e senti uma paz impossível de descrever ao terminar de ler. Sei que se eu morrer vai existir algo atrás desse espelho em que muitas vezes só conseguimos enxergar a nós mesmos. A vida agora é o nosso paraíso, e entendê-la pode ser mais fácil do que imaginamos.

"Tudo o que nós sabemos, e tudo que podemos saber, já está diante da nossa consciência. Deus nos permitiu compreender uma pequenina fração do seu grande mistério, mas não tudo. Assim, devemos guardar silêncio sobre aquilo que não compreendemos."
(Página 94)

A morte é um mistério? Sim, ela é. Mas é tão simples viver...
Leia o livro, é simples, pequeno, e interessantíssimo. Acredito que qualquer ser humano minimamente normal possa ama-lo.
Me deliciei com essa históra bem contada de uma profundidade incrível e inigualável.

"Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos."
(Página 125)

Através do Espelho
Jostein Gaarder
141 páginas
Editora: Cia. das Letras
ISBN: 8521647631

Nenhum comentário:

Postar um comentário