quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Última Música - Nicholas Sparks


Verônica Miller teve sua vida virada de cabeça para baixo quando seus pais se divorciaram e seu pai se mudou de Nova Iorque para Wilmington Beach. Três anos depois, ela continua zangada e alienada em relação aos seus pais, especialmente seu pai... até que sua mãe decide que seria melhor para todo mundo se Ronnie e seu irmão, Jonah, passassem o verão em Wilmington Beach. O pai de Ronnie, pianista e ex-professor, vive uma vida tranquila na cidade de praia, imerso na criação de um vitral para a igreja local.

O conto se transforma em uma história inesquecível sobre o amor em suas diversas formas — o primeiro amor, o amor entre pai e filho — que mostra, de uma forma que só um romance de Nicholas Sparks é capaz, as diversas formas que um relacionamento pode quebrar nossos corações... e curá-los.


Como é que Nicholas Sparks consegue emocionar tanto em seus livros? Ok, na verdade eu sei, ele conta as histórias com a verdade. Nos livros dele as pessoas tem sentimentos reais e são reais, podem ser iguais a sua vizinha ou a sua amiga na escola. Isso que difere a literatura dele de muitos outros.
E sempre tem uma morte de alguém que o protagonista ame muito, eu não poderia deixar de listar.
Eu me acabei chorando em quanto lia "A última música", o livro tem que ser pesadamente emocional pra mim chorar, e isso é sério.
Ronnie foi uma personagem muito bem escrita e ao seu redor foi sublinhando as palavras: "SOU ORIGINAL", ela está totalmente definida no livro.
Will é um projeto de mal caminho que fica difícil de comentar, engraçado, inteligente, sensível nos momentos certos, bonito e... rico, quem merece isso? Ronnie é claro.
Pensei que Marcus ia ter mais participação, o sociopata estranho, ele é mais complicado do que apareceu no filme (sim eu olhei o filme!), e merecia mais atenção.
O livro tem morte trágica sim, é triste sim, mas é lindo...
Sou masoquista, gosto de sofrer, e quem não gosta? Admita.
Se me perguntarem qual livro que li nas últimas semanas que eu indicava para se deliciar como se fosse chocolate hershey's, seria esse o nome: "A última música". Ele mostra que as pessoas podem mudar, que adolescentes tem uma sensibilidade exagerada mas que tem motivo e que o amor é basicamente tudo.


* * *


Pra quem leu o livro e quer ver o filme, sinto decepcionar, tem mudanças bem drásticas, personagens que quase não aparecem e em outros casos nem isso o fazem.
Mas quem não leu o livro irá adorar o filme, minha mãe gostou, e chorou, 
como eu fiz como livro.




A Última Música
Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
382 páginas
ISBN: 978-85-63219-07-7

Um comentário:

  1. Nossa to loca pra ler, comprei o livro essa semana, e estou contando as horas pra chegar ahauahauhauah *-*

    ResponderExcluir