sábado, 10 de dezembro de 2011

Pequena Abelha - Chris Cleave

Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa tomar uma decisão terrível, daquelas que, esperamos, você nunca tenha de enfrentar. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa… Depois de ler esse livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como essa narrativa se desenrola.


Há alguns dias li o livro "Pequena Abelha" do Chris Cleave. O livro tem um marketing violentamente inteligente, que faz com que as pessoas criem expectativas muito grandes. O livro é bom, sem dúvida alguma, mas ainda acho feio dissimular na contra-capa.

A contra-capa diz que não podemos contar essa história para mais ninguém, nem o seu segredo, devemos deixar as pessoas lerem o livro e descobrirem por si mesmas. Mas a meu ver qualquer livro é um segredo, alguns são desvendados de capítulo em capítulo, como "Pequena Abelha", "A menina que não sabia ler", entre outros, e em outros percebemos logo no começo o que irá acontecer... mas não largamos o livro, por que queremos saber como se desenrola-rá a história. 

"Pequena Abelha" fala sobre duas mulheres com personalidades distintas tanto físicas quanto mentais mas que tem a mesma garra de viver, e de continuar, avante. Por força do destino elas acabam se esbarrando em uma praia da Nigéria e então suas vidas mudam, para o bem maior da ficção.

A história é triste, mas passa emoção, e isso meus amigos, é mais importante do que um marketing enganador, ou um segredo que não explode em momento algum e sim se desenrola com o folhear das páginas.

Desvendem este livro, caros leitores, como desvendariam qualquer outro, mas sem esquecer de respeitar Chris Cleave pela sua sensibilidade à natureza humana, aos problemas sociais e também para personalidades femininas.

Fica com vocês uma citação do livro "Pequena Abelha" que me marcou, no momento que a li tive que puxar um oxigênio e fazer o coração continuar a bater.

"Peço-lhe neste instante que faça o favor de concordar comigo que uma cicatriz nunca é feia. Isto é o que aqueles que produzem as cicatrizes querem que pensemos. Mas você e eu temos de fazer um acordo e desafiá-los. Temos de ver todas as cicatrizes como algo belo. Combinado? Este vai ser nosso segredo. Porque, acredite em mim, uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz, significa: 'Eu sobrevivi'."

Pequena Abelha - Cleave, Chris 

Pra finalizar um vídeo, com o autor falando sobre sua obra, pra dar uma animada em qualquer ser que esteja pensando em não ler o livro por causa das contradições supracitadas.



Um comentário:

  1. Aaah, essa resenha me fez pular a lista de livros a serem lidos.. Agora vou começar imediatamente o livro "Pequena Abellha".
    Parabéns pela forma de descrever! =)

    Tuany Dutra
    retalhoscotidiano.blogspot.com

    ResponderExcluir